BLOG MAIRI TUDO DE BOM

BLOG MAIRI TUDO DE BOM

sábado, 29 de junho de 2013

SEMEANDO E VIVENDO O AMOR DE DEUS

     
" Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um." Marcos 4.20

FONTE: http://www.ipbfiladelfia.com.br/s/

A solidariedade nossa de cada dia: o exemplo da viagem de Paulo a Roma

Os capítulos finais do livro dos Atos dos Apóstolos narra a viagem de Paulo a Roma. No capítulo 27 lemos com riqueza de detalhes os tormentos passados e o naufrágio que levou Paulo e todos os ocupantes do navio à ilha de Malta. E no capítulo seguinte a continuação da viagem e a chegada de Paulo a Roma.

Neste trecho das Escrituras aparecem exemplos notáveis de solidariedade entre pessoas que mal se conheciam e que, diante de adversidades, apoiavam-se mutuamente.
Durante a tempestade, vemos que todos no barco participaram e ajudaram a aliviar a carga do navio (v. 17 e 18). Com a piora da situação, houve um forte sentimento de desânimo e preocupação. O apóstolo Paulo se levanta e compartilha com todos sua fé e uma mensagem de Deus a todos para que recobrassem a esperança e ânimo (v. 21 a 26). Mais tarde Paulo também se dirige a todos no navio para encorajá-los e compartilhar um lanche. A Bíblia nos conta que assim, todos cobraram ânimo (v. 36). E quando o barco começa a ser destruído, todos se salvam, alguns a nado outros apoiados em destroços e tábuas do navio.

Ao chegarem à praia, todos foram acolhidos pelos bárbaros com humanidade e com uma bela fogueira (28.2). Depois disto Paulo ainda é recebido pelo principal homem da ilha, Públio, que o hospeda em seu sítio (v. 7-10). Paulo compartilha com ele e sua família sua fé e, por meio de oração e imposição de mãos o pai de Públio é curado de uma enfermidade, o que levou a outros doentes de Malta serem curados. Os habitantes dali, por sua vez, deram a Paulo e seus companheiros honrarias e mantimentos e bens para seguirem viagem a Roma.
Apesar de bastante atribulada, a viagem de Paulo nos demonstra algumas formas de solidariedade que são modelo para nós. Durante as tempestades que enfrentamos na vida (algumas literais) precisamos perceber que somos fundamentais para ajudar os outros e a nós mesmos. Aliviar o peso das costas dos outros; encorajar os desanimados; compartilhar a fé através de uma mensagem de esperança; dividir o que temos; apoiar os necessitados; acolher o próximo; receber quem chega com amor; providenciar mantimentos para quem parte; ou simplesmente ter uma conversa à beira de uma fogueira (ou qualquer outro lugar).
Além destas, existem inúmeras formas de expressar solidariedade, para isto precisamos viver conforme o amor que Cristo nos ensinou.